a crise do "segue meu blog? retribuo"

22:04

(imagem: http://elasdisseram.com/)

Bom, já faz um tempo que essa mania que assombra as redes sociais vem me incomodando, e ela chegou na blogosfera destruindo paciências e paciências. Sei que todo mundo buscar crescer e se destacar, mas crescer nem sempre combina com "números", ao exemplo do meu blog, tenho 47 seguidores mas nem todos são fidelizados ao meu blog (não comentam, não participam). 


Eu faço curso de assistente administrativo e um dos conteúdos que aprendemos lá é negociações e vendas, nessa área aprendemos que não basta só o cliente vir em minha empresa e comprar, se ele for mal atendido ou não gostar da qualidade do meu produto, ele não volta a comprar meu produtos e pior, ainda sai falando mal da minha empresa. Agora, se eu trato muito bem meu cliente, lhe dou a devida atenção, procuro saber de suas necessidades e consigo oferecer o produto ideal, ele volta a comprar em minha loja, ele se fideliza e com certeza vai avisar pros amigos, parentes e conhecidos que ali tem uma loja onde o atendimento é de qualidade.
"Mas Tarcia, onde isso se encaixa na blogosfera?
Perceba que o cliente é nosso leitor. Se eu ofereço conteúdo de qualidade, sou educada e atenciosa com meus leitores, se eu me preocupo em saber as necessidades deles, o que gostariam de ver no blog, ele com certeza vai voltar sempre pra conferir se tem novidades, e vai fazer questão de divulgar para os amigos. 
Uma coisa que me chateia muito, é entrar em grupos de blogueiras e ver vários post com "quem seguir meu blog eu retribuo", e depois se perguntam porque não tem comentário, porque não tem retorno, porque... Vou explicar porque a troca de seguidores/inscritos não funciona.
Você ganhou 500 seguidores nesse troca/troca, você pode muito bem conseguir uma parceria com esse números de inscritos, mas se ela notar que não teve retorno, ela nunca mais anunciará em seu blog, então qual a vantagem de ter apenas números? Números de seguidores hoje serve para amaciar  o ego, pois ele nem sempre é sinal de crescimento. 
(imagem: http://descrevendonuvens.com/)


Não vou mentir, logo no começo do meu blog eu pratiquei o "segue que eu retribuo", então falo isso por experiência, pois dos 47 seguidores tenho pouquíssimos retornos. O leitor tem que simpatizar, "se dar" com seu blog para ele poder se fidelizar, não adianta tentar obrigar alguém.
 "Mas Tarcia, e o que devo fazer para conseguir um seguidor fiel?"
Nas técnicas de vendas, usamos um método chamado APAIXAO, que nada mais é do que uma técnica para uma boa venda, são várias fases e vamos usar essas fases na blogosfera, então confere:

A- abordar conquistando: Não existe meio de divulgação melhor que o facebook, nele você encontra diversos grupos de blogueiros e youtubers que tem um objetivo em comum: divulgar. Primeiramente, cuidado onde você vai divulgar, não copie link do seu blog em qualquer lugar, spam é muito chato e feio. Ao fazer uma publicação para divulgar que tem post novo em seu blog, ou simplesmente para convidar pessoas a conhecer seu blog, é importante criar uma apresentação bacana, dê pequenos spoilers para despertar a curiosidade da pessoa, ser humano é bicho curioso! 

P- pesquisar para conhecer: Não adianta ter um visitante para seu blog se você não tem conteúdo para oferecer, e também não adianta você querer falar de um assunto se não conhece, então pesquise sempre sobre o assunto que você quer abordar, mesmo que você já conheça, pesquise mais, conhecimento nunca é demais. Também é preciso conhecer seu leitor, saber o que ele gostaria de ver no blog, faixa etária e gênero predominante, se gostam mais de resenha e você não posta com tanta frequência. Fique sempre em sintonia com seus leitores!

A- apresentar para encantar: Nas vendas, essa seria a etapa em que você mostra o produto ao cliente e vai lhe dizer quais as características, vantagens, benefícios e ATRATIVOS desse produto e no blog, essa etapa seria o layout. Um layout bonito é a primeira coisa que atrai o leitor, um texto formatado e bem organizado entre outras coisas. 

I- identifique e neutralize objeções: Essa fase aplicada ao blog é procurar saber o que você está fazendo de errado, se você está pecando na divulgação (divulgando demais ou de menos), se é no layout que algo incomoda o leitor, se falta clareza e coerência nos posts, e após identificar o erro, corrigi-lo. 

X- xeque-mate!: Essa fase seria o plantar e colher dos frutos, se tudo foi revisado, está tudo organizado, agora é só esperar que o leitor vai aparecer, e você vai ter retorno sim! 

A- ampliar seus contatos: Aqui começa o "pós-venda" da blogosfera, é aqui que você manterá seu cliente fiel. Ter parceria com outros blogs, ou até mesmo amizade com outros blogueiros poderá ser uma ideia interessante. Quem sabe até pensar em ter um colaborador no blog, mas isso é total decisão sua. Relacionar-se com seu leitor também é importante, sempre responda os comentários, tire dúvidas, forneça informações necessárias.

O- Ofertar todos os dias: Agrade seu leitor, ofereça vantagens, quem não gosta disso? Faça alguns sorteios, disponibilize algo, pode ser até um wallpaper personalizado do seu blog, ofereça "mimos" aos seus leitores. Não precisa ser todo dia como diz o método APAIXAO, mas não deixe de agradar.

Lembrando mais uma vez que o método APAIXAO é uma técnica de venda, e nesse post nós modificamos para a necessidade da blogosfera.




You Might Also Like

27 comentários

  1. Muito legal a postagem. Ótimas dicas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas. É triste se esforçar pra fazer um post legal e ninguém comentar, a gente se dedica tanto né? Eu mesma, comecei o blog semana que vem, e ainda nem consegui inscritos. Mas 'tamo na luta' e uma hora a gente chega lá, haha. <3

    geek-moderna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz, é complicado mesmo mas não desanima, desejo muito sucesso para você e seu blog! volte sempre <3

      Excluir
  3. Adorei belo post e a dicas estão muito boas!
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna, sua visita me alegrou <3

      Excluir
    2. Que bom Tarcia no momento as coisas na blogosfera estão assim vejo muito isso!

      Excluir
  4. Oi, primeiramente queria te parabenizar pelo maravilhoso post e abordagem, fazia tempo
    que não lia algo tão bom, e fiquei feliz em saber que estou seguindo boa parte dessas dicas, ainda não tenho parcerias, pois sei que mesmo meu blog estar crescendo a cada dia (hoje teve 630 visu, quase morri!!!) ainda não tenho muito a oferecer e não achei a loja que tem a cara do blog. Acho importante isso que você falou dos seguidores, muitos não são fiéis, então números não são nada. Até a Taciele, diva da blogosfera que tem 1m no youtube, se todos fossem ativos, todos os videos dela teriam milhões de acesso, mas não é assim... Enfim, boa sorte, e amei seu blog!

    Meu blog: florescermenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erika, fiquei feliz de verdade com seu comentário, muito obrigada! O importante é saber esperar, sabemos que não é dá noite pro dia que Taci, Bia, Niina, obtiveram 1 milhão de inscritos e seguidores e criaram seu público, plantar agora e colher depois, demora um pouquinho mas vem rs
      Infelizmente, mesmo fazendo tudo certinho, é inevitável ter seguidores fantasmas, isso é chato mas é uma praga da internet rs sucesso para nós! <3

      Excluir
  5. Olá Tarcia!
    Conheci seu blog ontem através do facebook e não consigo entender o porquê de eu não ter o achado antes. Eu fiquei completamente apaixonada por ele e nem pensei duas vezes antes de segui-lo. Amei o layout, amei as postagens e a forma como você aborda os assuntos. Confesso que ontem acessei seu blog três vezes para ver se tinha atualizações. Confesso que adoraria saber a fórmula mágica para ter um blog tão bonito e agradável. Confesso, ainda, que o seu blog é daqueles que sei o nome de cor e salteado.
    Eu já estava com vontade de mandar-lhe uma mensagem dizendo o quanto gosto de tudo o que fez e faz, pois acredito que, quando recebemos mensagens de carinho e ternura, ganhamos mais motivação para fazer o que gostamos. O que mais quero é continuar acompanhando o seu trabalho e vendo seu crescimento.
    Quanto ao post, excepcional. Sempre me questiono sobre as formas de divulgação e, assim como você, fazia isso. Vi que o retorno que dá não é o que quero, pois preparo conteúdo com tanto carinho e nem sempre recebo o retorno desejado. Adorei as dicas, a forma como você as colocou e ficarei torcendo para que mais pessoas leiam e sigam esses exemplos.
    Parabéns pelo seu trabalho e saiba que sou uma leitora fiel.

    Um grande beijo,
    Vitória Abdalla.

    www.escritoraporumacaso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitoria, não me faz chorar nega! *-* Muito obrigada pelo carinho, pelas palavras, lembro do seu blog da publicação que fiz e separei ele pra colocar no me blogroll, olha o destino ein?! Obrigada novamente e pode ter certeza que seu comentário me motivou a preparar mais post com muito carinho, beijos linda <3

      Excluir
  6. Gostei muito do seu post! Parabéns e seu blog é lindo! ♥ Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei o post, não sabia desse método e vou começar a usá-lo ! Beijão ♥
    www.agathaoliveira.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana amei, acho valioso dividir isso com todos ♥
    Parabéns!!

    http://www.rafaminakawa.com/

    ResponderExcluir
  9. Primeiro deixa eu falar: vi quando você divulgou esse post em um grupo do Facebook e fiquei muito curiosa pra ler e comentar, o título me chamou muito a atenção. Segundo: Fico feliz em ver mais uma pessoa pensando igual a mim. Nunca fiz troca de seguidores, os pouquinhos que tenho foi conseguindo com o pouco tempo de blog, e mesmo assim, igual a você, nem todos interagem. Vejo muita gente trocando seguidores e likes na página sempre, e depois, essa mesma pessoa reclama que não tem visitas, não tem comentários e tão pouco retorno.Concordo com tudo que você falou, de ponta a ponta, e gostei muito de conhecer o método APAIXAO. Parabéns pelo post, viu? Está muito interessante e agradável de ler. Continue assim, sucesso sempre. Beijos!

    simplesbella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nanda, sucesso para nós! beijos e volte sempre <3

      Excluir
  10. "Números de seguidores hoje serve para amaciar o ego, pois ele nem sempre é sinal de crescimento". Concordo plenamente com sua frase ,o meu Blog é novo então nada mais justo do que procurar algumas formas de me divulgar mas fiquei chocada com a quantidade de trocas de seguidores nas comunidades de divulgação .Como saber de fato que você está fazendo um bom trabalho se até seus seguidores foram comprados ? rsrs ,é um mundo complicado que ainda estou me acostumando .Adorei seu blog *--*
    http://blogda-mah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Maaah, seja bem vinda e volte sempre <3

    ResponderExcluir
  12. Nossa sambou no post! Nossa essa coisa de sdv me deixa muito triste, infelizmente bem no começo de um blog que tive fiz essa merda :( Vou tentar segui suas dicas, quero meu blog bem evoluído e com coisas bacanas... Parabéns pelo post maravilhoso <3

    garotos-p.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olha moça, adorei o seu post! Eu até já tinha feito um vídeo sobre isso no meu canal mas, o seu acertou em cheio, explicando tudo do ponto de vista técnico e comercial! Com posts como este com toda certeza você terá interação de mim!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: